É, acima de tudo, um filme para os adoradores de animais e história. Mostra de forma non-sense como seria o início da convivência amigável entre os homens e os animais. Aqui um jovem caçador, após cair de um penhasco e se perder do seu grupo, precisa sobreviver em meio a paisagens selvagens e encontrar o caminho de casa. Atacado por uma matilha, ele consegue ferir um dos lobos, mas decide não matar o animal, mas sim conviver com ele, cuidando-o, e os dois começam uma relação de amizade.
Um roteiro infantil, mas que enche os corações de quem assiste (não à toa tem 89% de aprovação no Google e 3 estrelas no New York Times). Temos aqui uma fotografia linda, que é o que mais chama a atenção no filme, porém a atuação do jovem ator Kodi Smit-McPhee não é das piores, o que mostra que tem futuro no meio cinematográfico.
“Literatura e cinema serviram dezenas, senão centenas, de histórias de “menino e seu cachorro” ao longo dos anos, mas “Alfa” pode ser o primeiro do gênero: conto de origem. […] Hughes, que por muitos anos co-criou filmes com seu irmão gêmeo, Allen, faz sua estreia solo como um contador de histórias visual afiado e engajado”. New York Times