No início dos anos 1970 no período de guerra do Vietnã, Ben Bradlee o editor, e Kat Graham a dona, do jornal The Washington Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos durante a guerra e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos documentos, os quais trazem danos irreparáveis ao governo Nixon. É em meio a este roteiro de fatos reais, que este filme prende o público.
Não é o melhor filme do trio Streep, Hanks e Spielberg, mas sem dúvida possui excelentes atuações, direção de época e importante historicamente por relatar esta fase importante da história americana. O roteiro e a direção, por horas, se tornam cansativos. A reconstituição de época é muito valorizada pelo figurino, onde nota-se um cuidado especial da produção, bem como a fotografia e cenografia. Claro que quem mantem a atenção na trama são os dois protagonistas, que mostram nos detalhes de olhar, trejeitos e falas ponderadas a relação de confiança dos personagens.
Enfim, um panorama histórico e bem filmado, que fica na memória do espectador como um trailer a ser lembrado pela fidelidade e seriedade com que foi apresentado.
“A Primeira Emenda e a coragem jornalísitca recebem uma carta de amor neste que é o melhor filme sobre a profissão desde ‘Todos os Homens do Presidente'”. Chicago Sun-Times