DETROIT EM REBELIÃO

Kathryn Bigelow novamente acerta ao retratar um tema forte, desta vez traz a tona o racismo americano em um história real de 1967, ocorrida na cidade de Detroit e muito bem roteirizado pelo Mark Boal. Foram cinco dias de intensos protestos e violência. Um ataque policial na cidade resulta em um dos maiores tumultos na história dos Estados Unidos, levando à federalização da Guarda Nacional de Michigan e ao envolvimento de duas divisões aéreas do Exército americano. Manifestações ocorrem nas ruas e alguns homens da polícia atacam de todas as formas a população negra dos bairros da periferia da cidade.

Bigelow tem o dom para dirigir filmes que mostrem sem papas na língua o lado mais verdadeiro das histórias, ela consegue criar o clima certo através do cuidado com os cenários e de seus movimentos de mão com a câmera, tornando tudo mais real ainda.

Entre os atores se destacam John Boyega, que entrega uma ótima atuação em poucas cenas onde ele vive um segurança que se vê do lado dos policiais preconceituosos. Mas o personagem que ganha notoriedade é o policial racista vivido por Will Poulter, que comanda a tortura da trama. Este mostra um excelente trabalho como vilão, mesmo ainda tendo muito a mostrar no futuro. 

O filme não chega a ir fundo nos temas mais polêmicos dos que foram torturados, talvez uma escolha para evitar grandes polêmicas, porém faz com que as pessoas saiam do cinema refletindo (e muito) sobre o tema.

“Detroit em Rebelião é uma obra de arte audaciosa […], mas também comemora a história, memorializa os mortos e convida a reflexão sobre a parte dos vivos. Na escala, no escopo e no espaço que oferece para um cálculo moral há muito aguardado, é nada menos que monumental”. Washington Post

5178637.jpg-r_480_704-f_jpg-q_x-xxyxx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s