Christopher Nolan é responsável por uma mudança em filmes de guerra, nisso vocês podem acreditar após assistir Dunkirk. A história é baseado em fatos reais da Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, operação militar que aconteceu no início da Segunda Guerra Mundial.
Neste filme o diretor continua a criar controvérsia positiva sobre seu trabalho, pois ao mesmo tempo que ele tem uma visão para o cinema no futuro, ele se mantêm conservador em alguns pontos, como filmar em 70mm. Mas é isso que o faz diferente, com qualidade e, acima de tudo, um gênio emblemático. Seus elencos são cada vez mais estrelares, onde esses têm puxado de sua essência o melhor para os personagens, muito pelo talento do diretor em conseguir essas performances.
A parte técnica e direção estão de parabéns, tudo foi extremamente bem finalizado e conduzido, o único problema está na construção do roteiro e da montagem consequentemente, pois o filme segue num ritmo estável até a fase final, onde acelera com tudo, causando certo desconforto ao espectador, mas isso nada retira o valor da obra.
“Nolan criou um filme tenso, emocionante, profundamente envolvente e inesquecível que poder ser classificado entre os melhores filmes de guerra da década”. Chicago Sun-Times