REAL – O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA

Já começamos dizendo que adoramos o filme, então se você que está lendo nosso texto vem com uma ideia pré-determinada sobre a história, pedimos que nem continuem.

Vamos ao contexto deste roteiro inspirado no livro 3.000 dias no bunker: Um plano na cabeça e um país na mão, de Guilherme Fiuza e dirigido por Rodrigo Bittencourt. Estamos em Brasília, maio de 1993 e após uma sequência de planos econômicos que não surtiram efeito, o país é levado à hiperinflação. Uma seleta equipe econômica, protegida em um bunker contra pressões políticas, mergulha na missão de reformar o Estado e criar o Plano Real. Só isso já mostra a tensão da época e o tom do filme. Tirando excessos, sabemos que não era fácil viver na década de 1980 e o plano Real foi a única luz no final do túnel.

No roteiro não aparecem heróis ou bandidos, justamente por isso é interessante. Alí todos querem alcançar o sucesso e prestígio pessoal, o caminho para isso acontecer é salvar o Brasil em um plano econômico que oferecesse verdadeira capacidade de crescimento ao maior país da América do Sul.  Não pouparam presidentes, deputados ou senadores, mostraram suas fraquezas, falsidades e interesses. Por isso vá assistir para apreciar a obra que relata em forma de trailer de ação uma parte de nossa história atual.

A fotografia, mesmo com o “tal erro” de aparecer a ponte JK inaugurada em 2002, tem belos takes de Brasília. As atuações são fortes, afinal temos em frente à nós atores de grande experiência.

“Um ano após o impeachment de um governo problemático, corrupto e extremamente incompetente, o filme de Rodrigo Bittencourt surge como a retomada de um movimento que fazia sentido apenas para os ideológicos de plantão”. Almanaque Virtual

cartazfinalreal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s