AMOR & AMIZADE

“Amor e Amizade” centra-se na muito interesseira e egoísta viúva Lady Susan Vernon (Kate Beckinsale), que, para fugir aos rumores que andam a ser espalhados sobre a sua vida privada, vai passar uns tempos na propriedade dos sogros. Lá, procura marido para ela e para a filha.  Só nesta pequena sinopse já temos ideia do que esperar desta comédia hilariante e fora de convenções.
 Ao adaptar o romance póstumo de Jane Austen, “Lady Susan”, de 1871, o cineasta norte-americano Whit Stillman tem duas vantagens: a do tempo e da sua origem. Primeiro, os quase 150 anos que separam o original do filme “Amor e Amizade” fizeram aflorar o cinismo presente na obra da escritora, e o fato de o diretor ser americano aguça essa leitura da aristocracia pré-industrial inglesa.
A narrativa busca desconstruir, passo a passo, os tipos que povoam os romances de época: jovens moças cansadas da vida no castelo, homens ricos mas desinteressantes, outros atraentes mas pouco confiáveis, senhoras idosas e cínicas. Todos os estereótipos da nobreza inglesa são parodiados, dia o site Adoro Cinema.
Enfim, é um filme inteligente, devastador e que mexe com as estruturas dos mais convencionais.
“O diretor Whit Stilman captura a sofisticação inerente à visão de mundo própria de Jane Austen e introduz uma nota certeira de zombaria e de irreverência”. Variety

296360_pt

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s