Um filme maduro e complexo, que consegue trazer a reflexão à tona de forma formidável.
Alan Clay é um empresário norte-americano à beira da falência, determinado a dar a volta por cima em sua vida. Mete-se num avião rumo à Arábia Saudita, o novo país das oportunidades, onde pretende vender uma ideia inesperada ao próprio chefe de Estado daquele país, um sistema holográfico tridimensional passível de ser usado em videoconferências. Apesar das dificuldades e do inevitável choque cultural que quase o leva ao desespero, é ali que vai encontrar a oportunidade de se reerguer e de se sentir novamente pronto a enfrentar o mundo.
Negócio das Arábias é um filme que começa com conflitos culturais, traz a reflexão sobre o capitalismo e termina como um filme romântico no encontro de seu personagem principal com a sua verdadeira cura. Tom Hanks mais uma vez surpreende com uma bela e emocionada atuação.
“O diretor e roteirista Tom Tykwer é claramente um fã do material de base, e consegue fazer um trabalho surpreendente em capturar uma bela e melancólica peça de prosa e trazê-la à vida visualmente”. Chicago Sun Times