“Memórias secretas”, estrelado por Christopher Plummer e Martin Landau, tem como premissa uma vingança pessoal levada a extremos, com o Holocausto como pano de fundo. Colegas em uma casa de repouso, os nonagenários Max e Zev, sobreviventes de Auschwitz, preparam uma vingança contra o nazista responsável pela morte de suas famílias nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Max está em uma cadeira de rodas e não tem como executar o plano, já o colega Zev sofre de Alzheimer e, por isso, Max anota passo a passo as instruções de como proceder a vingança.
A diferença nesta história é a maneira como o roteiro foi desenvolvido, ao invés de ser escrito um comum pedido de desculpas ao Holocausto, neste filme o que aparece é uma vingança e suspense bem articulados. As atuações magníficas dos veteranos atores nos prendem à tela durante as quase duas horas de filme, sem falar na direção primordial que nos mostra uma história “sensorial”, um roteiro bem escrito, além das belas imagens e uma elegante trilha sonora… tudo isto cria a aura necessária para atender as expectativas do espectador.
O desenrolar da história é surpreendente, o que valoriza ainda mais a obra.
“Esta não é a trama de vingança convencional. Quando a recompensa do fim da história de “Memórias Secretas” finalmente chega, ela é tão satisfatória quanto surpreendente”. Washington Post