O DONO DO JOGO

Ambientado durante a Guerra Fria, o prodígio do xadrez americano Bobby Fischer se vê preso entre duas superpotências e suas próprias lutas enquanto ele desafia o Império Soviético. Este duelo entre o americano Bobby Fischer e o russo Boris Spassky pelo título mundial, em 1972,  teve grande repercussão no cenário político.

Este roteiro bem escrito mostra o perfil psicológico complexo do personagem interpretado por Tobey Maguire. Quando está no Brooklyn, Fischer é o pequeno judeu inteligente e sagaz, quando está na Califórnia é o “bon vivant” pegador de mulheres, ele é sempre dois americanos em um, o que leva as coisas na insistência ou na lábia. Tipos transgressores como ele, que contrariam o senso comum de comportamento, são facilmente rotulados como loucos.

A atuação de Maguire é consistente e realista, usando as sensações do personagem como demonstração de suas fraquezas. Mostra abertamente o quanto era difícil para este gênio aceitar viver sob pressão.

“Zwick faz um bom trabalho ao lembrar o público da época em que os Estados Unidos eram obcecados por xadrez, graças a Fischer. […] O filme não foge das partes ruins da personalidade de Fischer. Por mais desagradáveis que sejam, elas fazem dele um personagem muito mais interessante”. The Playlist

126618

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s