Brooklyn é aclamado pela crítica como um dos melhores filmes do ano. O filme conta a emocionante história de Elis Lacey (a ótima Saoirse Ronan, que brilha num registro entre a inocência e a sagacidade), uma jovem imigrante irlandesa que atraída pela promessa do sonho americano, troca a Irlanda e o conforto da casa da sua mãe, pelos bairros de Brooklyn de 1950.
As iniciais saudades que a mantinham acorrentada e deprimida dissipam-se com o aparecimento de um novo romance. No entanto quando a sua vida parece estar finalmente no rumo certo, Ellis é obrigada a voltar ao passado e escolher entre dois países e as vidas que cada um oferece.
O filme tinha tudo para ser um dramalhão ganha contornos de leveza nas mãos de Hornby, que adiciona mais humor ao texto original. O resultado é delicado, sem ser meloso. Contribui para a experiência do filme, ainda, a reconstituição da época, dos cenários ao figurino caprichado e lindamente fotografado.
“Altivo, arrebatador e gentilmente nostálgico, “Brooklin” eleva o melodrama a um novo patamar com suas transparência emocional e sua simplicidade confiante”. Washington Post