A GRANDE APOSTA

Conseguiram traduzir ‘economês’ em filme dinâmico, o que menos se sente é tédio durante os 130 minutos do filme.

Da mesma forma que uma mentira repetida diversas vezes pode se tornar uma verdade, um absurdo deixa de ser um absurdo quando se incorpora à norma. Tente entender pela lógica do absurdo como algo tão escandaloso pode ter ganho as proporções que permitiram a crise financeira global de 2007 e 2008.

É assim, A Grande Aposta conta justamente a história por trás da crise que tomou conta do planeta em 2008 ao nos apresentar a alguns personagens reais (livro escrito por Michael Lewis), o foco está em quatro grupos de investidores, cada um com suas peculiaridades mas com um objetivo em comum: lucrar. Eles não só previram o que estava para acontecer como usaram o mercado contra si mesmo, apostando no colapso do sistema financeiro norte-americano que, agindo de forma criminosa graças à falta de regulamentação, transformou títulos hipotecários, as dívidas colateralizadas a partir destes e outros instrumentos especulativos em uma bomba-relógio com alto poder destrutivo.

Todos os atores estão ótimos no filme, mas sem sombra de dúvida o destaque vai para Steve Carell, que aparece mais em cena inclusive, e também Christian Bale que responsável por um personagem cheio de nuances psicológicas.

Contundente e incisivo, A Grande Aposta é um grande filme que tão bem retrata o modo de pensar do capitalismo selvagem. Ao mesmo tempo, é uma roda-gigante de citações pop nos sentidos mais diversos, muitas vezes usadas como mero deboche, até mesmo às próprias citações.

“A Grande Aposta se solidifica não apenas como um grande filme, mas como um protesto importantíssimo, estabelecendo-se como uma das melhoras obras de 2015 – mesmo enviando o espectador para fora da sala de projeção com um profundo sentimento de revolta, desânimo e desilusão”. Cinema em Casa

 

A-grande-aposta.jpg

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s