ENQUANTO SOMOS JOVENS

O filme abre com um magnífico texto da peça “The Master Builder” de Henrik Ibsen, que diz:

Solness – Eu me tornei tão perturbado por pessoas mais jovens. Eles me chateiam tanto que eu fechei minha porta.

Hilda – Talvez você devesse abrir a porta e deixá-los entrar.

Ao final uma frase de Josh explica bem esta geração “Y” que cresceu sem referências específicas, e sim com muitas informações a todo momento. Uma geração que pode ser o que quiser sem muito comprometimento com nada … Eles não são demônios, são apenas jovens.

Josh e Cornelia, casal na faixa dos 40 anos que começa a se sentir deslocado diante dos amigos com filhos. Ele é um documentarista que espera concluir um projeto que arrasta há anos e que o faz se sentir à sombra do pai dela, um renomado cineasta do gênero. Ao conhecerem Jamie e Darbie, ele também documentarista, Josh e Cornelia deslumbram-se com o paraíso hipster dos novos amigos, embalado por máquinas de escrever, discos de vinil, fitas VHS, festas divertidas, experiências místicas e pouca interação virtual (falsamente inexistente – mostrada em metáfora na cena final).
Mas a sintonia entre as gerações X e Y passará por um ruído quando Josh e Jamie se envolverem em um projeto conjunto. Para o ambicioso e vaidoso jovem cineasta, conceitos como ética e lealdade, que Josh busca preservar na vida e no seu ofício, podem ser elásticos se a história for boa. Um reflexo do mundo hoje, criado pela globalização e redes sociais, onde nada parece ser de ninguém e nenhuma história ter um dono.

“Baumbach produziu mais um estudo incrivelmente agradável e bem-sucedido sobre a insegurança. […] “Enquanto Somos Jovens” encoraja o público a investir emocionalmente na autenticidade do amor e do casamento, ou pelo menos no amor e no casamento de Josh e Cornelia.” The Guardian

jovens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s