O filme se passa em 1981, período histórico em que Nova York registrou, comprovadamente, um dos mais altos índices de criminalidade. O imigrante Abel Morales realizou o sonho americano. À sua maneira. Dono de uma empresa do ramo de combustíveis, que herdou do sogro, ele tem como objetivo, agora, comprar uma área para armazenamento do material, à beira do rio, o que lhe facilitaria a logística de recebimento da carga, além de poder estocar uma quantidade maior do produto, aumentando seu poder de barganha. É, portanto, um personagem humano, que gera empatia imediata com o público.
Menos, digamos, paciente é a esposa dele, Anna. A atriz Jessica Chastain tem um papel importante na trama e só não rouba as cenas em que aparece porque Isaac incorpora com perfeição o tipo softgângster – embora o personagem se recuse a ser referido como tal.
“Neste terceiro longa de J.C. Chandor temos duas forças em feliz comunhão. A primeira vem do próprio diretor, um dos raros da atualidade com algo a dizer e a mostrar. […] Uma outra força vem do elenco, como tem sido constante em Hollywood. Oscar Isaac está sublime.” Folha de São Paulo