GRANDES OLHOS

Baseado em uma história verídica, o longa mostra o surgimento e o desenlace de uma das maiores fraudes do mundo da arte. No final dos anos 1950 e início dos 1960, Walter Keane (Christoph Waltz) sacudiu o mercado artístico nos Estados Unidos comercializando com estrondoso sucesso pinturas de crianças com ar de abandono e olhos enormes. A despeito do gosto duvidoso das imagens, os quadros de Keane tornaram-se um êxito popular graças à vendagem massiva de reproduções – um procedimento pioneiro, que chamou a atenção de artistas pop como Andy Warhol. O que ninguém sabia é que os trabalhos de Keane na verdade eram pintados por sua mulher, Margaret Keane.

O notável em Grandes Olhos é a inteligência como a direção e o roteiro manejam as ambivalências do enredo: o mundo technicolor dos bairros de subúrbio da América pós-II Guerra que esconde um cinzento mal-estar existencial; o conforto econômico da classe média contrastando com a sujeição da mulher ao homem; a arte kitsch que almeja o reconhecimento da crítica; o drama alternando-se com a ironia. Como sempre em Tim Burton, a qualidade técnica é um trunfo em Grandes Olhos: a direção de fotografia, a produção de arte e o figurino realçam as ambiguidades da trama e evocam o clima de época. Os destaques, porém, ficam com as inspiradas interpretações de Christoph Waltz e, especialmente, de Amy Adams.

“Fiel ao seu apreço por personagens solitários/incompreendidos, Burton investe menos na atmosfera fabular, mas não deixa de debochar do realismo em uma impagável cena de julgamento em tom de briga doméstica, com show solo de Christoph Waltz. No resto do filme, é Amy Adams quem brilha.” O Globo

grandes-olhos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s