ACIMA DAS NUVENS

Acima das Nuvens gira em torno de Maria Enders, uma atriz conceituada que deslanchou após interpretar, quando jovem, a personagem Sigrid, na peça Maloja Snake. Com o passar dos anos, ela acabou se enveredando pelo caminho fácil para ganhar dinheiro e se tornou uma presença de luxo em blockbusters hollywoodianos. Agora, vinte anos depois, ela é convidada por um diretor promissor a participar de uma nova montagem de Maloja Snake, só que desta vez interpretando Helena, uma personagem condizente com sua idade. Sua assistente, Valentine, a incentiva a aceitar o papel, que é o melhor que lhe aparece em anos, mas Maria simplesmente não consegue aceitar que já é velha demais para voltar a interpretar Sigrid, uma personagem muito mais enérgica e central que Helena.

Dos espelhos a que o diretor recorre para contar a história, o principal, evidentemente, é o jogo jovem/velha que se estabelece entre Maria Enders e sua assistente, Valentine – muito bem interpretada no filme por Kristen Stewart. Enquanto passam em Sils Maria o texto da peça, Valentine e Maria se confundem com as personagens da obra de Melchior. Que a patroa e a assistente já tenham se relacionado amorosamente antes é uma menção caprichosa que Assayas faz para deixar a imagem espelhada mais transparente.

“No fim, embora Acima das Nuvens trate de projeções e espelhos no seu jogo de metalinguagem, trate da busca de uma compreensão por meio da arte, Assayas não negligencia o que no mundo há de descomplicado, como a visão de um corpo jovem nu numa cama – um dos momentos em que Maria Enders vê se manifestar diante de si o tempo mais cruel e mais honesto, o tempo presente.” Omelete

acima-das-nuvens-poster

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s