ÊXODO: DEUSES E REIS

Na versão de Ridley Scott para a jornada que resultou na pedra fundamental da fé judaico-cristã, em vez do cajado é a espada de Moisés que abre o caminho dos hebreus rumo à Terra Prometida.

O profeta e príncipe do Egito, Moisés (Christian Bale) recebe ordens de Deus para libertar mais de 600 mil escravos judeus do Egito. Para isso ele tem de enfrentar seu irmão de criação Ramsés (Joel Edgerton). Nessa batalha Moisés e os escravos partem em busca da Terra Prometida, passando pelo deserto em direção ao Mar Vermelho.

A destreza militar de Moisés terá grande valia na organização da guerrilha contra Ramsés. A repressão do faraó à rebelião é violenta, mas a providencial ajuda divina muda os rumos da insurreição lançando sobre o reino as 10 pragas que espalham destruição, fome e morte. Se falta a Êxodo: Deuses e Reis a grandiloquência característica do gênero, Scott sai-se melhor quando emula no filme o seu Gladiador (2000) e o referencial Ben-Hur (1959), de William Wyler. Nestes, o herói caído em desgraça também volta-se contra o sistema para consumar sua vingança — mas os antagonistas são tipos mais vigorosos do que Ramsés.

Clímax da narrativa, a passagem de Moisés e seus seguidores pelo Mar Vermelho é encenada por Scott com a competência visual característica. Na sequência, o diretor regula para menos o tom epifânico do “milagre” sem tirar dela seu simbolismo.

“Infelizmente, em “Êxodo” o roteiro não consegue abordar com eficácia as fricções da dupla principal formada por [Christian] Bale e [Joel] Edgerton. Não há tempo para desenvolver a complexidade dessa relação dos dois […]. Mas, sempre que há espetáculo, Ridley Scott se dá bem e cria imagens inesquecíveis.” Rolling Stone

cartaz_17122014204005

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s