SEM EVIDÊNCIAS

Em um dos julgamentos mais polêmicos ocorridos nos Estados Unidos, o West Memphis Three, em 1993, três adolescentes do Arkansas, Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley, foram presos pelo brutal assassinato de três crianças de oito anos. Acusados de satanismo, foram condenados à prisão perpétua e à pena de morte (no caso de Echols), em um processo cercado de controvérsias e erros investigativos. Mostra bem até onde a imprudência, falsidade, inescrupulosidade e fanatismo podem levar uma sociedade.

Junta-se ao coro, agora, o diretor canadense Atom Egoyan, cuja naturalidade para esmiuçar o comportamento humano cabe muito bem para retratar esta história, em “Sem Evidências”. Aqui, ele se baseia no livro investigativo da premiada jornalista norte-americana Mara Leveritt (“Devil’s Knot”, 2002), que se aprofunda nos procedimentos legais que construíram o julgamento e a falta de provas convincentes sobre a relação do trio com o crime.

Certamente, um dos pontos altos deste trabalho recai sobre o elenco (Colin Firth,  Reese Witherspoon, Mireille Enos, Alessandro Nivola, Amy Ryan, Dane DeHaan, Stephen Moyer, Robert Baker e Kevin Durand), que compartilha a preocupação com a tragédia. A sutileza com que mostram a impotência ou beligerância frente às circunstâncias estão bem alinhadas ao que Egoyan preza em seu cinema. Um exemplo é a expressão de perplexidade e inadequação do detetive Bryn Ridge, ao ser confrontado sobre por que não investigou pistas contundentes que levariam o julgamento a outro desfecho.

“Um dos pontos altos deste trabalho recai sobre o elenco, que compartilha a preocupação com a tragédia. A sutileza com que mostram a impotência ou beligerância frente às circunstâncias estão bem alinhadas ao que Egoyan preza em seu cinema”. Cineweb

semevidencias_1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s