Superando o original Capitão América: O Primeiro Vingador, mas também se aproveitando do tempo que este tomou para construir o personagem principal, a sequência conta com muito mais ação. Provavelmente o melhor filme da Marvel.
O humor marca presença, principalmente na relação entre o Capitão e o Falcão, que é introduzida de forma natural e elegante. A dinâmica entre Evans e Johansson em cena também é excelente, com ela surgindo quase como que uma irmã mais nova (bem mais nova, uma vez que o herói possui 95 anos).
O principal mérito do filme está em oferecer vários personagens e, ao mesmo, tempo não se perder no desenvolvimento da história. Peggy Carter, Sharon, Maria Hill, Arnim Zola e até mesmo Howard Stark são vistos em cena, mas sem diminuir o ritmo. A grande novidade no elenco é Robert Redford como Alexander Pierce, principal nome da S.H.I.E.L.D. e grande amigo de Fury. O talento do veterano ator é colocado em prol de um personagem complexo e de motivação misteriosa.
“Surpreendentemente cheio de elementos de espionagem, mas igualmente rico nos momentos silenciosos e ternos que tornaram o primeiro filme único dentro da franquia Marvel, “O Soldado Invernal” marca um retorno seguro à direção para os irmãos Anthony e Joe Russo”. Variety